Inscrições Sisu 2016: Vagas e Datas

Atualizado em: abril 8, 2016

08/04/2016

Inscrições SISU 2016 – Sistema de Seleção Unificada. Quem deseja participar do processo seletivo do Sistema Informatizado considerado um avanço na forma de ingresso de novos acadêmicos em instituições federais de ensino superior deve ficar atento, pois em janeiro será aberto o período de inscrições para a edição do primeiro semestre do SISU 2016. Ainda não foi divulgado o número de vagas desta edição do Sistema, mas o Ministério da Educação-MEC, responsável pelo gerenciamento do Sistema espera que supere as 55.571 vagas oferecidas pelas 72 instituições de ensino superior que optaram em utilizar o SISU para selecionar estudantes para seus cursos de graduação.

As inscrições para participar do processo seletivo do SISU 2016 são feitas exclusivamente no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. O critério principal é que os candidatos tenham participado do Enem 2015, o que é comprovado com a informação da senha e do número de inscrição do Exame.

Na última edição do processo seletivo do SISU as vagas dos cursos de graduação superior foram distribuídas em 234 cidades em 25 estados. Um aumento considerável se compararmos com as edições anteriores onde foram oferecidas 51.412 vagas. O número de instituições de ensino superior também aumentou, pois naquela edição 67 instituições aderiram ao Sistema.

SISU 2016 2º Semestre Inscrições Abertas

SISU 2016 2º Semestre Inscrições Abertas

Processo de seleção após inscrição no SISU 2016

Ao acessar o site do SISU 2016 alem das informações obrigatórias, os candidatos devem fornecer dados pessoais e também quais serão suas opções de curso que desejam concorrer uma vaga no Sistema. Devem ser informadas duas opções de curso, obedecendo à ordem de preferência do candidato. O período de inscrições para participar do SISU 2016 deve ser de três a quatro dias, sendo que durante o período de inscrições existe a possibilidade dos candidatos acompanharem a nota de corte (nota mínima exigida para conseguir a vaga), durante este período podem ser feitas alterações nas opções de curso. A seleção é feita com base nas notas dos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015.

Findado o período de inscrições será realizada apenas uma chamada para divulgar o resultado dos contemplados. A dada em que o resultado será divulgado ainda não foi informada na pagina do SISU. Após a divulgação, os candidatos contemplados terão três dias para procurar a instituição a de ensino superior para efetivar a matricula no curso em que foram contemplados.

Lista de espera e inscrições SISU 2016 2º semestre

Após a divulgação do resultado das chamadas que informam quais foram os candidatos selecionados de acordo com as vagas oferecidas no SISU 2016 de acordo com as opções realizadas, os contemplados devem comparecer as respectivas instituições de ensino superior para realizar a matricula, confirmando a ocupação da vaga. Os candidatos não contemplados têm a possibilidade de participar da Lista de Espera do SISU 2016, que disponibiliza vagas não ocupadas na chamada regular, para participar basta manifestar o interesse no endereço eletrônico do Sistema dentro do prazo estipulado no cronograma.

Mas se mesmo após a divulgação do resultado da Lista de Espera, os candidatos não contemplados não devem se preocupar, pois no segundo semestre será realizada a 2ª edição do SISU 2016.

Mantenha-se informado, curta e compartilhe SISU 2016 no Facebook.

Inscrições Sisu 2016: Vagas e Datas
3.9 (78.1%) 42 votos

Celso Eduardo Jacon abril 27, 2016 às 10:36

Ouvi hoje pela Rádio,UNESP,Bauru,qualquer coisa sobre projeto para graduação,especialização para profissionais da área da educação,não pude entender a mensagem,pois tinha outros afazeres naquela hora,mas já ouvi qualquer coisa sobre este assunto:Sou Pedagogo,existe algum programa p/q.,possa me especializar,dar aulas em cursos;outros, que não seja só na educação infantil,existem algum projeto do governo;que capacite profissionais da educação e que este venha a poder atuar em outras áreas,disciplinas,como Biologia,Geografia,Ciências naturais…………Letras…..etc,etc.
Obrigado.

Responder

andre maio 30, 2016 às 13:52

fazer escriçao

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: